domingo, 18 de novembro de 2012

Série Recife - Capital mais mal assombrada do Brasil

    Estive em  Recife este mês de novembro de 2012 entre os dias  9 e 13 e lá pude constatar o que lia nos livros do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987):  uma cidade cheia de mistérios e absolutamente fascinante para os amantes de histórias fantásticas de assombrações.               
    Conhecida também pelas tradições de carnaval como o Galo da Madrugada, o frevo, comidas e bebida típicas e belas praias, sem dúvida, foi o local onde mais ouvi histórias de fantasmas, fenômenos paranormais ou mesmo contos que já estão, faz tempo, na boca do povo,  nas páginas de livros e sites como www.orecifeassombrado.com.br. Este em especial é um dos meus preferidos, pois relata com riqueza de detalhes todas as histórias locais a ponto de produzir uma cinematografia na cabeça de quem as lê. Mas, sobre o isso falaremos mais a frente.
    Por agora, irei informar que esta Série Recife será supreendente. Para que vocês tenham idéia do potencial da cidade, mal cheguei ao Hotel, que me hospedei em Boa Viagem,  já me deparei com um vídeo gravado pela câmera de segurança com uma suposta aparição. Uma maravilha para quem foi buscar verdades por tás de lendas locais!
    Certamente ficaria um ano fazendo pesquisas e não daria conta, pois são inúmeros os folclores e os relatos, a ponto da Prefeitura fazer um roteiro turístico focal para quem curte este tipo de assunto, um passeio chamado "O Recife Assombrado".
    A capital de Pernambuco é, sem dúvida,  o local mais mal assombrado do nosso Brasil e você lerá alguns destes relatos por mim pesquisados e colocados neste blog. O primeiro será sobre "A Cruz do Patrão".
    Espero que gostem e não deixem de visitar Recife, principalemente o Centro da cidade com seus casarões, becos e pontos cheios de fatos e assustadoramente maravilhosos.
   





10 comentários:

  1. Anna Rebello, boa noite.

    Acabei de ler o texto dissertado por você sobre os fascínios que envolvem a Veneza Brasileira. Recife sempre foi uma cidade destaque dentre as capitais do Nordeste, acho que perdendo apenas para Salvador, em termos históricos e pitorescos, mas vou me delimitar por Recife.
    Em 1630, o holandês Maurício de Nassau promoveu algumas transformações na capital pernambucana que a deixou a frente das outras capitais nordestinas. O governo prevaleceu até 1654, quando os holandeses foram expulsos pelos portugueses nas Primeira e Segunda Batalha dos Guararapes. Durante o tempo em que estiveram no poder, os holandeses aprimoraram o cultivo da cana-de-açúcar e técnicas de cristalização do açúcar depois da produção do melaço. Quando eles foram expulsos, carregaram consigo tais implementos e os donos de engenhos que ficaram, em sua grande maioria, "quebraram" por não poderem mais aplicar com auxílio dos holandeses, as técnicas especiais. Hoje em dia existem vários engenhos em Pernambuco, onde dou destaque à Usina Ipojuca, que fica perto da paradisíaca Porto de Galinhas!!!
    Recife é uma cidade que chama bastante a atenção também pelo seu Carnaval caracterizado e pelos festivais de música que constantemente aparecem, dentre eles, a vinda "religiosa" da banda inglesa Iron Maiden que exclusivamente, toca em Recife a cada dois anos se não me falha a ciência.
    Sobre o seu texto, o Recife Velho, o Recife-Centro, possui inúmeras histórias e causos assombrosos que não são ficção, mas sim, mitos regionais já comprovados por nossos antepassados e até viventes presentes.
    Eu estive pesquisando sobre os mal-assombros da Capital Pernambucana e achei várias coisas curiosas, como as assombrações da Galega de Santo Amaro, o Sobrado das Três Mortes e por aí vai.
    Você teve uma oportunidade muito bacana de conhecer e vivenciar estas impressões que apesar do caráter folclórico, são embasadas em contos reais.
    Recife dá frio na barriga em noites de Lua Cheia, quando os mistérios se descortinam na Capital Pernambucana e aquele arrepio gostoso estatela sobre a pele.


    José Demontier Vieira de S. Filho
    (demontiervieira@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá José,

    Muito instrutiva sua contribuição. Retornarei a Pernambuco em 2014 e o convido a fazermos uma pesquisa juntos, que inclusive pode ser uma de suas sugestões. Entenda, sou pesquisadora paranormal nas minhas horas vagas e amo esse trabalho. Estudo as pautas, os contos e busco fatos que ligam o que é verdade ou apenas mito - muitas vezes com fundo de verdade. Além disso, resgistro impressões em aparelhos importados que são usados por pesquisadores paranormais no mundo todo.
    O que você puder enviar de sugestões ótimo e se houver indicação de leitura fico-lhe muito grata.

    Cordialmente,

    Ana Claudia Rebello

    ResponderExcluir
  3. Olá José,

    Muito instrutiva sua contribuição. Retornarei a Pernambuco em 2014 e o convido a fazermos uma pesquisa juntos, que inclusive pode ser uma de suas sugestões. Entenda, sou pesquisadora paranormal nas minhas horas vagas e amo esse trabalho. Estudo as pautas, os contos e busco fatos que ligam o que é verdade ou apenas mito - muitas vezes com fundo de verdade. Além disso, resgistro impressões em aparelhos importados que são usados por pesquisadores paranormais no mundo todo.
    O que você puder enviar de sugestões ótimo e se houver indicação de leitura fico-lhe muito grata.

    Cordialmente,

    Ana Claudia Rebello

    ResponderExcluir
  4. Cláudia Rebello, boa tarde,

    Obrigado pelo convite para um par ordenado nas pesquisas!

    Ainda não tive uma oportunidade salutar de ir à Recife para captar as percepções do lugar em si, mas alimento laços com pessoas naturais da capital pernambucana, como amigos, familiares e até meu ex-gestor durante meu estágio em uma indústria de alimentos de grande porte. Entretanto, o distanciamento geográfico não é obstante para que eu possa discorrer sobre fatos e aspectos de Recife. A Internet, como ferramenta de utilidade privada e pública, traz um grau de proximidade virtual muito grande que torna o distanciamento geográfico um detalhe meramente de escala métrica.
    O Estado do Pernambuco como um todo é rico de detalhes pitorescos, históricos, bem delineáveis na sua cultura, como eu já havia explicado no meu post anterior. Tudo que é ciente sobre fenômenos paranormais, apesar de eu não ser um pesquisador profícuo no assunto, me desperta a curiosidade, o senso lateral e sobretudo, a vontade de ouvir, dialogar e absorver o "espírito da coisa". Existe um preconceito que precisa ser desmistificado ou até neutralizado sobre os fenômenos paranormais, porque estes entraves obstaculam a permanência cultural do aspecto de cada fenômeno que dia após dia, contribuem para o engrandecimento folclórico e cultural.
    Eu considero este aspecto como sério, pois existe um tipo de turismo específico em Recife que trata somente de visitar lugares considerados malsinados, assombrados, mitificados e sobretudos, que um dia foram participantes dos fatos mais importantes da História de Pernambuco. Tais lugares impulsionam o movimento turístico, trazem dinâmicas econômica, cultural, racial e acúmulo de histórias e impressões que depois passadas para outras pessoas, incentivam que outras pessoas queiram ir à Recife para captar tais impressões.
    Sou bem enfático em lhe dizer que um Turismo à "La Recife Velho" é muito mais instigante do que visitar um Shopping Center ou ficar indo para a Boate NOX, uma verdadeira referência de música eletrônica em Recife.
    Eu vou citar um detalhe que pode atiçar a sua curiosidade irrequieta. Geralmente, em lugares que foram palcos de Revoluções, Guerras, Tribunais Marciais, Reinos, Feudos e até Senzalas e Fazendas e Engenhos, predominam a existência e atuação de forças e fenômenos excêntricos à nossa convivência social normal. Aqui em Fortaleza, o Theatro José de Alencar possui o fenômeno da "Bailarina Fantasma" que só aparece quando o palco está vazio e escuro. Não sei explicar a existência deste aspecto.
    Em Recife, as residências das elites se concentravam no Centro e certamente as brigas entre classes por riquezas, política e poder desatinaram sentimentos de amor, ódio, inveja, cobiça, ganância e paixão. É um misto sinestésico que pode carregar o ambiente e obstinar a aparição de fenômenos que despertam a sua vontade de explorá-los.

    Certamente, existe alguém nos observando, a mim quando escrevo esta mensagem veiculada à você, e você enquanto lê esta mensagem.

    Não estamos sós.

    José Demontier Vieira de Souza-Filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente José nunca estamos sós! E ambientes que já possuem histórias, tristes ou belas, podem ser povoadas... Nas minhas pesquisas sempre procuro locais com histórias. Continue escrevendo sobre o assunto. E permaneço com o convite! Obrigada pela contribuição

      Excluir
    2. O passeio que era o TOP em Recife era o Recife Assombrado... Uma pena não ter mais!

      Excluir
  5. Segue em anexo um versinho que fiz hoje inspirado pelas histórias e causos insólitos do "Recife das Bruxas"

    Recife Misteriosa - Poesia

    No nordeste brasileiro
    Existe uma capital
    Que atrai o estrangeiro
    Pelo sobrenatural

    Gilberto Freyre já contava
    Em Casa Grande & Senzala
    Os mitos e fenômenos
    da Recife Mal-Assombrada

    No tocar da meia-noite
    Os mistérios vem no disparo
    Lá na Cruz do Patrão
    e da Galega de Santo Amaro
    Que atrai motoristas
    Para uma carona normal
    Fazendo uma viagem
    Que culmina no final

    E quando o dia raia
    A cidade toda acorda
    Os mistérios se escondem
    Na Recife Misteriosa

    (José Demontier Vieira - 15.12.2013)

    ResponderExcluir
  6. http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/11/27/internas_viver,476125/jornalista-lanca-livro-sobre-assombracoes.shtml

    Este é um link que achei ontem quando eu estava pesquisando sobre assuntos relativos ao campo das para-normalidades. Certamente, a obra deve ser recheada de mistérios e coisas afins, detalhes estes que o corriqueiro dia-a-dia esconde em suas nuances.
    Durante esses últimos dias que eu tenho vindo aqui neste blog deixar composições literárias sobre fenômenos paranormais, tem crescido o meu interesse em conhecer de fato, histórias pitorescas que fazem parte do imaginário popular, uma vez que a boataria do povão é que mistifica os mitos.
    Eu não possuo aprofundamento no assunto, mas a minha experiência de vida acumula bastante história sobre tal campo discorrente, a partir das férias nos interiores, das historietas antes de dormir, dos contos literários e da minha própria imaginação que confabulava situações que poderiam desencadear algum medo aparente.
    Espero que você realmente esteja gostando das composições, pois isto me motiva a compor mais. Valeu!

    José Demontier Vieira de Souza-Filho - 01:04h - 18.12.2013

    ResponderExcluir
  7. Oi José. Continue se aprofundando no assunto, pois o gosto pelo tema desperta cada vez mais a vontade de escrever, estudar e nutrir a mente. Gosto demais do Roberto. Ele é um escritor de sensacional e uma pessoa muito solícita. É um colega muito culto e profundo conhecedor das lendas de Pernambuco. Quando estive em Recife nos comunicamos mas, infelizmente não pude encontra com ele no dia marcado. Mas, trocamos conversas por e-mail, celular e face. É sem dúvida a maior autoridade no assunto "lendas e Folclore" locais.

    ResponderExcluir