sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Série Argentina - A Casa Rosada

    Há quem diga que a Argentina é um local cercado de misticismo. E o é de fato. Vários são os relatos de aparições por todo o país mas, sem dúvida museus, cemitérios, hoteis, estações de trem, sede do governo e casas bem antigas são as campeãs em produzir no imaginário popular a pré-disposição de se manter viva a curiosidade, que é inerente do ser humano.
    Estive na Argentina, entre os dias 02 a 05/11 deste ano de 2012, e fui em muitos locais considerados "mal assombrados". Mas, irei contar aos poucos as histórias de cada um, afinal são muitas e bem ricas em detalhes.
    Por agora, vou relatar algumas impressões que tive sobre "A CASA ROSADA". Não pude fazer a inspeção que gostaria por conta das várias manifestações populares contra o governo que aconteciam no local. Lá estava bem tenso. Mesmo assim, vamos aos relatos.

O que há por trás das paredes Rosadas da Sede Presidencial da Argentina

   
    Localizada em frente à Praça de Maio, em Buenos Aires, está a casa Rosada. Certamente por ser palco de vários fatos históricos, diferentes governos e de inúmeras reformas em sua estrutura física, indubitavelmente este prédio tem muita história guardada.
    Para se ter noção, as primeiras obras datam partir de 1580, com a fundação da cidade quando foi feita a escavação de uma vala para a posterior construção, que culminou no prédio de hoje. Sem falar na cor, cuja as diferentes versões históricas contam que, na época em que foi pintada, utilizaram tinta a base de sangue animal, de boi, e que por isso tinha o tom rosado. Outras variantes dão conta que foi uma junção das cores vermelho e branco, ligadas aos partidos políticos da época.
    Mas, o que importa é que não há como fugir dos fatos e se houverem assombrações, sejam inteligentes*(que interagem) ou residuais**(energia imprimida no tempo e no espaço, como num replay) devem ser pesquisadas.

Relatos de Assombrações

    A Casa Rosada é considerada assombrada porque funcionários e visitantes afirmam ter visto o espírito de Evita Perón (1919 -1952) na sacada de uma das janelas, agitando os braços e conclamando o povo com seu discurso forte. Outros relatos são de aparições de ex-presidentes, como Juan Domingo Perón (1895-1974), numa das salas principais, além de fantasmas de antigos funcionários que entram e saem do prédio a toda hora. Em sua grande parte residuais**.
    Um vigia, que não quis se identificar, informou ter visto alguns vultos durante à noite. Segundo ele, trata-se de uma rotina e as assombrações apacerem também à luz do dia.
    Lidar com esse tipo de coisa me pareceu muito comum pros argentinos que gostam de falar sobre o tema. Quando me identifiquei como pesquisadora paranormal na mesma hora começaram a dar seus depoimentos, e eram bem espontâneos.
    O melhor deles foi o da senhora María Emilia Díaz, de 63 anos. Ela disse que certa noite ao passar pela Praça de Maio com o seu esposo viu o que chamou de algo parecido com "el hombre uniformado", ou o homem de uniforme. A mesma afirmou ser tão real a aparição que tomou um verdadeiro susto, porque a farda do "homem" era muito parecida com as que via em livros de história na escola em que estudava quando menina. "Àquele homem caminhava em direção à Casa Rosada. Não olhava pra trás. Entrou pela porta que estava fechada." - afirmou. Pude sentir que havia verdade naquela voz e naquele olhar quando a dona María falava comigo.

Museu da Casa do Governo: objetos, recordações e energias latentes

    O edifício abriga o Museu da Casa do Governo, onde pode-se ler a história dos presidentes país com riqueza de detalhes sobre as trocas de poder que ocorreram na Argentina. Há muitos objetos e documentos.  
   Lá ocorreram também históricas manifestações e protestos artísticos, culturais e sociais. Energia pura e, com esse prólogo, qualquer K-II (EMF - medidor frequências eletromagnéticas) vai oscilar todas as vezes que investigações acontecerem. E comigo não foi diferente.

Minha Impressão do local:

    Trata-se de um lugar repleto de sensações e energias. Cheio de vibrações, oscilações de temperatura e de campos eletromagnéticos. Uns com explicações simples e outras não. Principalmente em locais onde muitos acontecimentos foram relatados, como um Arco que faz parte da primeira construção do prédio.         
    Outro local bem interessante é sem dúvida o Museu, por conta dos objetos e documentos. Afinal, para quem acredita estes "gravam" energias de fragmentos da época em foram utilizados e de quem os utilizou. Logo, é um  local que recomendo para quem busca verdades e sentimentos bem sugestivos para satisfazer memória e curiosidade.
    Quero muito voltar e poder passar uma ou duas noites por lá para checar mais e domumentar, se possível EVP (fenômenos de voz) e imagens para a minha pesquisa. 

Besos para todos e até a volta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário